VÁ(LE) LIMPAR

VÁ(LE) LIMPAR, um projeto que nasce do amor pela terra e pelos seus habitantes. Há anos que andamos a gastar recursos e a usar aquilo que nunca nos pertenceu porque há diferenças entre sermos da Terra e a terra ser nossa.

A partir desta premissa juntamos-nos num grupo de três pares de mãos e, no início do ano de 2019, pusemo-nos a trabalhar para que os nossos princípios pudessem ser afirmados, adotados e adorados pelos nossos vizinhos e conterrâneos-irmãos.

A uma escala micro e, não trazendo nada de novo aquilo que existe, recolhemos lixo dos chãos somando sempre força de vontade e de mudança positiva neste mundo ímpar e que ainda nos permite respirar.
A primeira missão, que resultou numa amostra ilucidativa do quão contaminado o nosso vale estava e está, ocorreu no mês de janeiro. Para a segunda missão contamos com mais pares de mãos, e a terceira, em Março, só foi possível porque tivemos ajuda vinda além fronteiras! De minde.

Desde o início da campanha para adesão de voluntários, temos recebido apoios de organizações quer a nível estatal (Junta de Freguesia de Mira de Aire e de Minde) e a nível não-estatal (Matajovem).

O VÁ(LE) LIMPAR é então, uma iniciativa mensal que consiste, em primeira instância, na recolha de lixo pelo Vale Mira-Minde. Pretende também fomentar o espírito de grupo e de comunidade, o trabalho em equipa, a preocupação e o ativismo pela proteção do ambiente.

Por Daniela Gonçalves, Flor Saraiva e Índia Saraiva.

Partilha este artigo...

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest