O CINE TEATRO ROGÉRIO VENÂNCIO VAI TER OBRAS

Construído nos inícios da década de 50, o Cine Teatro 
Rogério Venâncio, foi edificado em duas fases, com base na cedência de terrenos por um privado, e com o contributo de muitos populares que sempre apoiaram e acarinharam o desenvolvimento da arte teatral em Minde.

É um carismático edifício comunitário, um ícone da vila, considerado a “sala de visitas” de Minde, com grande visibilidade para quem passa na Avenida, e com uma utilização intensa pelas diversas coletividades da Freguesia de Minde.

Ao longo de quase sete décadas de atividade o Cine Teatro tem sido uma autêntica fábrica de cultura, nunca beneficiou de relevantes obras de renovação ou modernização, tendo as mesmas sido limitadas a pequenas e pontuais obras de reparação e conservação de interiores, para além da substituição do telhado do auditório que sucumbiu aquando dum temporal acerca de 20 anos.

O seu estado atual é obsoleto na funcionalidade e segurança, e apresenta um visual de degradação e decadência nada condizentes com o fim e uso a que se destina, nem com o nome que ostenta.

É urgente e visível uma necessidade de intervenção e a Casa do Povo de Minde, proprietária do imóvel, tem vindo a efetuar esforços para levar a efeito tão urgente obra de requalificação do Edifício, de modo a melhorar a sua funcionalidade, segurança, comodidade e valor estético.

A CPM desenvolveu uma plano faseado que permita uma reabilitação e modernização do edifício a curto prazo, e com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena, o Cine Teatro Rogério Venâncio encerrará brevemente para obras.

Foi sobre esta temática que a direção da CPM promoveu uma reunião informal, no passado dia 15 de Abril, com as coletividades culturais de Minde, autarcas locais, técnicos, utentes e “amigos do cine teatro” , onde apresentou o anteprojeto geral para a REABILITAÇÃO DO CINE TEATRO ROGÉRIO VENÂNCIO, explicando as possíveis soluções e viabilidades, com a partilha de ideias e experiências dos presentes.

As duas dezenas de participantes gostaram de que viram e ouviram, sugeriram-se alguns pormenores a ter em conta, e o certo é que em breve teremos obras.

O Cine Teatro irá rejuvenescer com um visual mais moderno, com uma nova cobertura do auditório e teia, e, espera-se, com alguns relevantes melhoramentos na funcionalidade, modernidade e segurança, pois trata-se de um espaço muito utilizado por crianças.

Pareceu-nos ser um conjunto de soluções bastante viáveis e realistas, com base em custos muito condicionados, e que no futuro dotarão o edifício de excelentes condições.

Carlos Correia e Pedro Micaelo foram os oradores, mostrando-se entusiasmados e confiantes de que com querer, trabalho, boa vontade e colaboração, em breve iremos ter o Cine Teatro renovado e prestar a justa homenagem a quem lhe deixou o nome: – Mestre Rogério Venâncio.

AS OBRAS JÁ COMEÇARAM EM DEZEMBRO
Durante o levantamento para execução de projetos foi detetado que a estrutura em betão armado do balcão apresentava alguma deformação e não oferecia coeficiente de total garantia de segurança.

A situação não era alarmante, mas Dezembro é um mês de grande utilização do Cine Teatro, e como medida de prevenção a CPM entendeu reforçar a estabilidade da laje com um suporte estrutural em vigas e pilares de aço, aproveitando para executar uma nova e central entrada no auditório, e alguns melhoramentos na iluminação, e na funcionalidade do hall de entada. 
Faltam os acabamentos e pinturas, que serão executados numa fase seguinte.

in “JORNAL DE MINDE / 30 Abril 2019”

Partilha este artigo...

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest