Atelier EcoStartup

Realizamos no dia 20 de Outubro um atelier de oportunidades ecológicas, em colaboração com a NERLEI e apoio do Clube União Mirense que gentilmente nos emprestou a sua magnífica casa para a realização desta sessão de trabalho.

Estiveram presentes cerca de 30 pessoas que participaram activamente nas dinâmicas sugeridas pelas apresentadoras da Agência Portuguesa de Inovação.

Depois de um enquadramento macroeconómico da região numa perspectiva de investimentos com raiz nos ODS – Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (que está na base dos pacotes de financiamento dos próximos quadros de apoio ao desenvolvimento da UE), desenvolvemos em pequenos grupos de trabalho ideias de projetos possíveis de aplicar no nosso território.

Dessas ideias depois apresentadas ao grupo podemos destacar vários projetos de desenvolvimento para aplicar aos espaços fabris devolutos que poderiam ter várias valências multigeracionais de índole comunitária, turísticas, comerciais e até de produção de alimentos. Também exploramos a produção de energia através de cooperativas energéticas e o desenvolvimento de produtos turísticos de desporto aventura.

Obrigado a todos os participantes pelo espirito empreendedor que trouxeram ao evento

Mas o que são Ateliers de Oportunidades?

Os Ateliers de Oportunidades são atividades mobilizadoras que assumem o formato de workshop e que se destinam, de forma partilhada e colaborativa com as entidades participantes, a identificar tendências e oportunidades na temática da eco-inovação.

Este Ateliers de Oportunidades destina-se a:

  • entidades e instituições públicas com papel ativo na área do empreendedorismo e da eco-inovação;
  • empresários;
  • entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional;
  • empreendedores.
Metodologia e objetivos

Utilizando a metodologia de brainstorming, pretende-se que estes Ateliers de Oportunidades permitam:

  • Identificar tendências internacionais na área de eco inovação, economia circular e sustentabilidade ambiental;
  • Identificar casos de sucesso e oportunidades de empreendedorismo nas regiões parceiras;
  • Criar um portfolio de oportunidades e ideias de negócio de base regional, que possam vir a ser desenvolvidas por empreendedores no decurso do Projeto Eco Startup.

Partilha este artigo...