Associação Movimento Mira-Minde

Chegou a hora de dar passos mais fortes!

Associação MMM

Dia 17 de Fevereiro de 2021 formalizamos o nosso Movimento informal de cidadãos no formato de associação, a partir de agora somos oficialmente uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivos:

Promover a transição ecológica, sustentável e digital no território natural e urbano de Minde e Mira de Aire, através da cooperação entre as duas populações com vista à valorização e ao desenvolvimento social, cultural, económico e ambiental da região.

Artigo 2º (Objeto)

É para todos os envolvidos um momento muito especial pois vamos a partir de agora poder preparar os projetos de intervenção com maior colaboração institucional com outras associações e entidades públicas. Vamos poder apresentar candidaturas a financiamentos e fazer parcerias com empresas e envolver as populações de Minde e Mira de Aire enquanto sócios ou voluntários nas acções que iremos propor para transformar para melhor o território natural, urbano e social deste maravilhoso monumento natural onde temos a sorte de viver.

É todo um novo mundo de possibilidades que se nos apresenta, temos muitos sonhos pelos quais queremos trabalhar para fazer acontecer.

Sejamos dignos da herança empreendedora que os nossos antepassados trilharam. Hoje temos uma geração de gente formada em universidades, temos a maior biblioteca do mundo dentro do bolso, podemos resolver em minutos, problemas que dantes demoravam meses a processar, o uso generalizado das tecnologias de informação abre um mundo novo de possibilidades.

No entanto quantas vezes escolhemos o papel de vitima das decisões dos outros, do vizinho, da Junta de Freguesia, do Município, do Parque Natural, do Estado… Parece-nos obvio o direito de protestar e criticar, afinal vivemos enquanto nação um período demasiado grande onde não se podiam exprimir publicamente as dores ou ideais divergentes.

Mas será que o usufruto da liberdade nos está a dar frutos, olhando as redes sociais onde uma aparente multidão de indignados alivia constantemente as frustrações num coro de bota abaixo? O que é que isso resolve para além dum pífio alivio momentâneo.

Circulo de Preocupação VS Circulo de Influência

A ideia não é minha mas há um conceito sobre qual acho vale a pena refletir: as situações e circunstâncias que nos acontecem podem ser divididas em duas categorias, as coisas que podemos influenciar através de escolhas (Círculo de Influência) e coisas que nos podem dizer respeito, mas sobre as quais temos pouca ou nenhuma influência (Círculos de Preocupação). Digo isto porque o apelo que queremos fazer, ao fim e ao cabo a nossa proposta de valor é agir com toda a força sobre o nosso circulo de influencia.

GLOCAL

Temos a obrigação moral e ética de proteger o futuro das gerações seguintes, o mundo onde vivemos está a ficar doente e a culpa é nossa, urge agir, mudar, nós em especial neste polje enfrentamos o esgotamento da actividade industrial que nos fez crescer no último século. Procuremos um modelo de desenvolvimento novo, tenhamos coragem de fazer uma transição ecológica e digital que crie empregos e nos torne mais resilientes, com mais economia local e com mais futuro.

A proposta de associação é pois juntar forças entre todos nós, filhos deste polje, para no nosso circulo de influência, o nosso território, pensar no planeta e agir localmente.

Contamos com todos que se queiram envolver pois sabemos o quão fortes somos socialmente, as nossas portas estão abertas.

Partilha este artigo...

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest