Rio Permanente

Rio Permanente na Mata


Esta proposta pretende explorar a possibilidade de transformar o leito de um dos rios temporários do polje, num rio de caudal controlado com ajuda de uma represa e com o tratamento impermeabilizante das paredes do rio, de forma a que a água que corre nas profundezas pudesse permanecer à superfície durante os meses de verão.


O sistema do rio poderia ser reposto em contínuo, sem prejudicar o ambiente com a ajuda de uma bomba de rega alimentada a energia do sol, como já se utiliza hoje em dia para irrigar as explorações agrícolas. 

A área  envolvente criada, poderia ser aproveitada pela população como lugar privilegiado para actividades de lazer e desporto ao ar livre
. No final junto á represa a agua seria devolvida ao seu lugar natural nos cursos de água que passam por baixo dos nossos pés.

Histórico do Projeto:

Apresentação da ideia

Minde – Tertúlia em 31 de Maio 2019

Cartaz síntese

Minde – Exposição Jazzminde 12 a 14 de Junho 2019

Constituição grupo de trabalho

A definir…

Fase Atual
No futuro

Participar neste projeto

Gostavas de participar na execução deste projeto? Então o primeiro passo é preencher este pequeno formulário e dizer-nos. Depois entraremos em contacto para combinarmos como o fazer. 

Se este projeto “não é a tua cara”, mas queres intervir na iniciativa de transição que o movimento Mira-Minde propõe, segue esta ligação

Gostas desta ideia? Partilha...

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on whatsapp