Recuperas as Lagoas do Polje

Lagoas do Polje

Locais de grande beleza, as nossas lagoas são uma das muitas formas de retenção de água no nosso Polje.

A permeabilidade da rocha calcária, leva à inexistência de cursos de água superficiais, dando por si só a estas lagoas, uma importância decisiva para a nossa “mata”, tanto para as populações pelo seu uso como regadio e alguns usos domésticos, também assumem um papel importante como bebedouros ou reserva de água para o gado, para várias espécies de anfíbios e a uma fauna diversificada.

Devido aos fundos das lagoas se encontrarem impermeabilizadas com argilas e outros sedimentos, geralmente mantém água durante todo o ano. 

As três lagoas principais existentes no nosso polje, devido ao abandono, algum vandalismo contínuo durante anos, e talvez a uma mudança de prioridades no meio Natural que nos rodeia, precisam urgentemente de uma efetiva manutenção com intervenções diretas nos seus muros de contenção e suporte nas suas margens e em todo o seu perímetro, com a maior urgência possível …

Como exemplo real, podemos verificar nas fotos atuais das mesmas, o seu estado degradado, com algumas outras lagoas intervencionadas com sucesso no nosso concelho e arredores, das quais servirão como ideia para o que pretendemos levar a cabo.

 

Histórico do Projeto:

Apresentação da ideia

Minde – Tertúlia em 31 de Maio 2019

Cartaz síntese

Minde – Exposição Jazzminde 12 a 14 de Junho 2019

Constituição grupo de trabalho

A definir…

Fase Atual
Sem grupo de trabalho

Participar neste projeto

Gostavas de participar na execução deste projeto? Então o primeiro passo é preencher este pequeno formulário e dizer-nos. Depois entraremos em contacto para combinarmos como o fazer. 

Se este projeto “não é a tua cara”, mas queres intervir na iniciativa de transição que o movimento Mira-Minde propõe, segue esta ligação

Gostas desta ideia? Partilha...

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on whatsapp