Locais de grande beleza, as nossas lagoas são uma das muitas formas de retenção de água no nosso Polje.
A permeabilidade da rocha calcária, leva à inexistência de cursos de água superficiais, dando por si só a estas lagoas, uma importância decisiva para a nossa “mata”, tanto para as populações pelo seu uso como regadio e alguns usos domésticos, também assumem um papel importante como bebedouros ou reserva de água para o gado, para várias espécies de anfíbios e a uma fauna diversificada.
Devido aos fundos das lagoas se encontrarem impermeabilizadas com argilas e outros sedimentos, geralmente mantém água durante todo o ano.
As três lagoas principais existentes no nosso polje, devido ao abandono, algum vandalismo contínuo durante anos, e talvez a uma mudança de prioridades no meio Natural que nos rodeia, precisam urgentemente de uma efetiva manutenção com intervenções diretas nos seus muros de contenção e suporte nas suas margens e em todo o seu perímetro, com a maior urgência possível …
Como exemplo real, podemos verificar nas fotos atuais das mesmas, o seu estado degradado, com algumas outras lagoas intervencionadas com sucesso no nosso concelho e arredores, das quais servirão como ideia para o que pretendemos levar a cabo.
Histórico do Projeto:
Apresentação da ideia
Minde – Tertúlia em 31 de Maio 2019
Cartaz síntese
Minde – Exposição Jazzminde 12 a 14 de Junho 2019
Constituição grupo de trabalho
A definir…
Participar neste projeto
Gostavas de participar na execução deste projeto? Então o primeiro passo é preencher este pequeno formulário e dizer-nos. Depois entraremos em contacto para combinarmos como o fazer.
Se este projeto “não é a tua cara”, mas queres intervir na iniciativa de transição que o movimento Mira-Minde propõe, segue esta ligação.