Se fosses tu que mandasses na Mata o que é que lá fazias?
Projecto de Sensibilização Ecológica e Valorização Territorial
Este projecto tem como objectivo principal a valorização do meio natural envolvente das freguesias de Mira de Aire e Minde, numa área popularmente conhecida como “Mata”. Geologicamente conhecida como um Polje, esta área para além de pertencer ao território das duas freguesias, pertence ainda ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Sabia que este território tem uma classificação dada pela UNESCO?
Essa informação é desconhecida da maioria da população e gostaríamos de inverter essa falta de conhecimento contribuindo para a valorização e preservação ambiental do território.
A Mata está classificada como Zona Ramsar (número 1616) que é uma classificação atribuída pela UNESCO e que visa a proteção das Zonas Húmidas, destacando a sua importancia para o equilibrio do planeta e da biodiversidade, este tratado representa o primeiro dos tratados globais sobre conservação.
Concurso de ideias #AminhaMATA
Tem como objectivo o envolvimento das comunidades escolares por forma a activar a participação civica, a defesa do ambiente e a apropriação do território.
O desafio parte daquela brincadeira que muitas vezes fazemos quando estamos entre amigos, que é o se fosse eu que mandasse… Assim fica a pergunta.
“Se a mata fosse tua o que é que lá fazias?”
Envolvimento:
Toda a comunidade educativa, pertencentes às freguesias de Minde e Mira e Aire.
Regulamento:
I– Definição, contexto e objetivos.
1. A Organização Mira-Minde vai promover, junto dos alunos dos Ensinos Pré-Escolar, Básico e Secundário, um Concurso de ideias para divulgar, promover, proteger ou melhorar algo na zona do Polje Mira-Minde.
2. O concurso foi criado no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Zonas Húmidas, 2 de Fevereiro – de forma a celebrar a atribuição dada pela UNESCO ao Polje de Mira-Minde como área classificada RAMSAR 1616
3. Os principais objetivos deste concurso são:
- Promover o desenvolvimento dos níveis de cidadania participativa em crianças e jovens, para a construção de uma sociedade mais responsável e interdependente no que respeita às questões ambientais.
- Envolver toda a comunidade escolar na promoção e desenvolvimento de conhecimentos, competências, atitudes e valores que ajudem os alunos a desempenhar um papel ativo na comunidade local.
- Ajudar os alunos a tomarem consciência de problemas e desafios que se manifestam na comunidade em que se inserem.
- Incentivar estratégias de pesquisa, recolha e tratamento de dados.
- Promover competências de conceção e desenvolvimento de projetos.
- Estimular nos alunos uma atitude ativa e participativa, assim como a partilha de ideias e a colaboração entre alunos, para a concretização de projetos.
II– Participantes
O concurso está aberto a todos os alunos ou turmas, das escolas de Mira de Aire e Minde. Os trabalhos deverão ser desenvolvidos em conjunto minimo de 2 alunos, ficando ao critério do professor responsável estabelecer as regras conforme achar mais indicado no contexto da turma.
III – Trabalhos e candidaturas
- Os docentes que pretendam envolver os seus alunos no concurso, deverão organizá-los em grupo(s).
- Cada grupo de alunos deve pesquisar situação relativa ao Polje Mira-Minde, que deve ser apoiada/melhorada/protegida/promovida.
- Identificado o problema, o grupo deve ponderar numa estratégia de resolução, algo que ajude a resolver ou a menorizar a situação em questão. Essa estratégia deve incluir não só uma explicação como uma descrição das tarefas para a concretizar.
- Cada grupo deve estruturar o trabalho desenvolvido de modo a que possa integrar a exposição final de todos os trabalhos propostos. A turma deve votar e nomear o trabalho mais completo, criativo e inovador.
- Os trabalhos devem ser submetidos até ao dia 30 de maio de 2020.
(o prazo foi alargado para poder abranger mais propostas)
Formato:
A apresentação dos trabalhos poderá ser feita de 3 formas:
CARTAZ
Folha de Cartolina em formato (50cm x 70cm) com desenho ou ilustração que ajude a compreender a ideia e uma pequena memória descritiva em anexo. Deve conter a identificação dos participantes, da turma e professor responsável.
MAQUETE
Maquete tridimensional da proposta da ideia acompanhada por pequena memória descritiva em anexo. Deve conter a identificação dos participantes, da turma e professor responsável.
VIDEO
Apresentação em formato video, com um máximo de 3 minutos, publicada numa rede social com a Hashtag (#AminhaMATA), deverá ser enviado um email com o link da publicação para o email: mira.minde@gmail.com com o Assunto: AminhaMata e no corpo do email a identificação dos participantes, da turma e professor responsável.
V- Avaliação dos trabalhos
A avaliação dos trabalhos submetidos decorrerá na primeira semana de Junho e a ideia vencedora será anunciada no site, mira-minde.pt e nos meios de comunicação regionais.
As Ideias serão avaliadas por critérios de:
- Originalidade
- Qualidade da apresentação
- Preservação e valorização do eco-sistema do polje.
O júri será constituído por:
– 1 Professor da Escola Secundária de Mira de Aire.
– 1 professor da Escola Básica 2, 3 de Minde.
– 1 elemento da organização Mira-Minde.
– 1 elemento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
VI – Prémios
Responde a este desafio, faz-nos chegar a tua proposta e quem sabe será a tua turma a levar o prémio da melhor ideia.