Reciclagem Novas Abordagens

Reciclagem – Novas Abordagens

Todos conhecemos a pirâmide da sustentabilidade. O objetivo é reduzir e reutilizar os recursos disponíveis. 

E a partir do momento em que produzimos resíduos, é fundamental aumentar a reciclagem para minimizar a necessidade de os recuperar ou de os depositar em aterro.

Mas como promover maior reciclagem? Será suficiente mais ações de sensibilização? Infelizmente não.

A Comissão Europeia estipulou que 50% dos resíduos terão de ser reciclados em 2020, 55% em 2025, 60% em 2030 e 65% em 2035. 

Mas atualmente em Portugal apenas reciclamos 38%. Não vamos conseguir o objetivo de 2020 e não estamos no caminho certo para as metas seguintes.

E tu, o que estás a fazer por este objetivo?
Vivemos junto a um Parque Natural e queremos um futuro sustentável. O que podemos fazer para que Mira-Minde seja um exemplo nesta área? Que tal seguirmos as melhores práticas?

Um exemplo é o que tem vindo a ser feito em Guimarães. Numa primeira fase, apenas no centro histórico e para 600 utilizadores; este ano vão alargar para a maior parte da cidade. Resultado no primeiro ano: mais 126% de reciclagem e menos 35% de indiferenciados para recuperação / deposição em aterro. E como o fizeram? Os utilizadores usam sacos específicos para cada tipo de resíduo e apenas pagam pelos indiferenciados. Ou seja, quem mais recicla, menos paga. Parece boa ideia, não achas? Sistemas semelhantes são utilizados em vários países na Europa e em Portugal existem outros projetos a iniciar. Que tal desenvolvermos um sistema semelhante adaptado à realidade Mira-Minde? Alinhas?

Histórico do Projeto:

Apresentação da ideia

Minde – Tertúlia em 31 de Maio 2019

Cartaz síntese

Minde – Exposição Jazzminde 12 a 14 de Junho 2019

Constituição grupo de trabalho

A definir…

Fase Atual
No futuro

Participar neste projeto

Gostavas de participar na execução deste projeto? Então o primeiro passo é preencher este pequeno formulário e dizer-nos. Depois entraremos em contacto para combinarmos como o fazer. 

Se este projeto “não é a tua cara”, mas queres intervir na iniciativa de transição que o movimento Mira-Minde propõe, segue esta ligação

Gostas desta ideia? Partilha...

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on whatsapp