Inauguração do hotel para insetos, anfíbios e répteis, e Fórum “Biodiversidade, autarquias livres de herbicidas e glifosato”, Mira de Aire, 4 de setembro
Numa da organização conjunta da associação Move Comunidades, grupo Escoteiros de Mira de Aire, movimento Mira-Minde e a Quercus, irá realizar-se um evento enquadrado na campanha de sensibilização para a biodiversidade no PNSAC – Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros com o seguinte programa:
A inauguração deste refúgio de biodiversidade para insetos, anfíbios e répteis está prevista para dia 4 de setembro, pelas 16h00, em Mira de Aire, em três locais da vila diferentes: na zona das Grutas de Mira de Aire, no largo da Igreja e perto da Casa da Cultura de Mira de Aire.
Os hotéis realizados pelo Grupo 276 de Escoteiros de Portugal de Mira de Aire, para abrigar várias espécies de insetos, anfíbios e répteis, igualmente ameaçadas pelo uso intensivo e generalizado de glifosato e outros herbicidas.
Pelas 18h00 inicia-se o Fórum “Biodiversidade, autarquias livres de Herbicidas e Glifosatos” na Casa da Cultura de Mira de Aire, com a participação de municípios abrangidos pelo Parque Natural de Serra d’Aire e Candeeiros (PNSAC), com o objetivo de discutir alternativas viáveis ao controlo de plantas infestantes, colocando a saúde pública e o ambiente no centro deste debate.
O Fórum será moderado por Rita Anastácio da Associação Move Comunidades em que constam os seguintes participantes:
- Alexandra Azevedo, coordenadora da campanha Autarquias sem Glifosato/Herbicidas e presidente da direção nacional da Quercus
- Carlos Ramos, vereador ambiente da C. M. Torres Novas
- Natálio Reis, vice-presidente e Paula Couto, chefe gabinete ambiente da C. M. Ourém
- Eduardo Amaral, vice-presidente da C.M. Porto de Mós
- representante da C. M. Alcanena
Passo a passo para a construção de um hotel para insetos.
Identifique quais os materiais naturais que tem à disposição para constituir os abrigos: toros de madeira, palha, canas de bambu. Escolha materiais locais que proporcionem buracos maiores e mais pequenos para responder às diversas preferências e características dos insetos.
Se fabricar uma estrutura em madeira, reforce o suficiente na base, para poder suportar mais peso, caso pretenda construir um hotel para insetos maior. Organize o interior com espaços de diversos tamanho, em função do volume de materiais que tem à sua disposição. Opte sempre por colocar os materiais mais pesados em baixo. Para a cobertura o ideal é prever um material impermeável, como a ardósia por exemplo. Escolha o local definitivo e instale antes de completar o hotel, pois caso construa um grande, será depois muito pesado para o deslocar! Se o elevar um mínimo de 30 cm, este ficará ao abrigo da humidade do solo. A sua orientação deve ser de costas para os ventos dominantes e mais orientado a sul.
Vamos agora aos materiais para colocar no interior.
Que materiais para que insectos?
O seu hotel para insetos será um alojamento perfeito para joaninhas, crisopídeos, abelhas solitárias, alguns dípteros, abelhões, etc. Cada tipo de material irá atrair um insetos diferentes. Bem abrigados, a palha e a madeira servirão para acolher os crisopídeos, cujas larvas se alimenta de parasitas tais como os piolhos, a cochonilha farinhenta, as moscas brancas ou ovos de ácaros.
As canas de bambu servem de abrigo para as abelhas selvagens, que são abelhas solitárias que polinizam as primeiras flores das árvores frutíferas a partir do mês de março. Estas apreciam também os tijolos. Plaquinhas de madeira empilhadas atrairão insetos xilófagos que participam na decomposição da madeira morta. Vasos de barro virados ao contrário e cheios de feno atraem as Joaninhas que se deliciam com piolhos. Troncos furados são abrigos muito apreciados por muitos polinizadores como as abelhas e as vespas solitárias, cujas larvas se alimentam de piolhos.
Feixes de caules medulosos tais como as Silvas, a Roseira ou o Sabugueiro providenciam um abrigo ideal para as moscas-da-flor e outros himenópteros. As pinhas atraem as joaninhas que aí vêm passar o inverno. As suas larvas consomem muitíssimos piolhos.
Por isso, construa um hotel para insetos de acordo com o seu espaço exterior e descubra o prazer de alojar esses hóspedes tão úteis e pouco exigentes!
Fonte: pt.blog.noocity.com/agricultura-biologica/construa-um-hotel-para-insetos/