Venha visitar a exposição de fotografia “CASA: Olhando a Nossa Natureza” a ser inaugurada em Mira de Aire no próximo domingo 10 de Abril. Nela figuram 13 fotografias do “nosso” Polje de Mira-Minde.
Inserida nas comemorações do 89º Aniversário da elevação de Mira de Aire a vila, esta exposição revela através do olhar sensível do fotógrafo Luís Afonso, a fantástica natureza que nos abraça neste magnífico território.
Apareçam na inauguração ou visitem o centro de exposições da Antiga Igreja Matriz até 29 de maio.
CASA
ABRAÇANDO A NOSSA
NATUREZA
Nesta exposição, Luís Afonso abre-nos a porta da sua casa. Uma casa construída em quatro cantos, quatro lugares que se confundem, tanto com a história da sua fotografia, como com a história da sua vida. Da praia onde passou todos os verões da sua meninice, até ao “mar”, em pleno maciço calcário, que fica a poucos minutos do sítio onde morou até à idade adulta, apresenta-nos espaços pequenos e confinados, como os quartos de uma casa. São lugares relativamente diminutos, quando comparados com os enormes cenários do planeta, mas grandes na intimidade que sempre conseguem criar dentro de nós.
A história da relação do autor com estes locais confunde-se com a narrativa da sua própria evolução como fotógrafo de natureza. A forma intimista, como apresenta as suas histórias, é indicativa que cada imagem representa um ato de criação, uma resposta emocional à paisagem que nos envolve e ao modo como ela nos toca. Nas imagens que aqui se podem ver, está presente aquilo que o autor é e não apenas aquilo que o lugar pode ser.
Neste conjunto de fotografias, a reprodução dá lugar à interpretação e, usando o conceito introduzido por John Szarkowski, as janelas desta casa transformam-se, de forma clara, em espelhos. O que vemos nas imagens do Luís Afonso não são apenas representações daquilo que a natureza é, mas, acima de tudo, o sentido que essas
mesmas representações têm para o autor. As pedras são pedras, mas são mais do que apenas pedras. Tal como as árvores, à agua e os restantes elementos. Em cada um deles está um pedaço daquilo que o autor viveu e sentiu ao
experimentá-los e é essa relação com o lugar e a natureza que torna única cada fotografia aqui presente.
Tal como numa casa, as paredes transformam-se naquilo que somos através da nossa relação com o espaço e não apenas através da existência do espaço em sim mesmo. E isto, é o que torna uma casa na nossa casa. Entrem e estejam à vontade!
Contacto: www.luisafonso.com